DICAS: Uso do Espaçador de Máscara

Uso do Espaçador de Máscara

Como utilizar o Espaçador e Máscara de forma correta, na administração de medicamentos de via inalatória?

  1. ESPAÇADOR IDEAL PARA CRIANÇA: Inicialmente devemos estar atentos à idade da criança. Geralmente os fabricantes dos espaçadores e máscaras dividem os tamanhos das máscaras para uso de recém-nascido até a dois anos e de dois anos até idade escolar. Então, o espaçador ideal dever ter tamanho e volume adequados para a idade da criança e também o tamanho da máscara adequado à face da criança.
  2. As crianças pequenas ou que não conseguem fazer esforço suficiente para utilizar a “bombinha“ para asma, devem usar o Espaçador e a Máscara. Em alguns casos específicos, as crianças maiores devem utilizar o Espaçador apenas, sem a Máscara. Ele é um reservatório onde o medicamento que será inalado, fica suspenso, aguardando a inspiração e expiração da criança e permitindo uma maior deposição pulmonar da medicação.
  3. Há vários tipos de Espaçadores, com volumes e materiais diferentes: com máscara (indicado para crianças menores de cinco anos), sem máscara (indicado para crianças maiores de 5 anos). Espaçadores de alumínio são considerados os melhores, pois o alumínio não possui uma carga eletrostática, o que evita que a medicação fique aderida às paredes do objeto. Entretanto, também existem os Espaçadores de plástico, mas esses possuem uma alta carga eletrostática, que retém parte da medicação às paredes do Espaçador.
  4. Após usar o Espaçador e Máscara, deve ser feita a higiene da mucosa oral do paciente (boca). As crianças maiores devem fazer um bochecho com água e jogar fora. No caso das menores, a mãe ou o responsável pela criança devem pegar uma gaze, enrolar no dedo e fazer a higiene na boca da criança.